Pular para o conteúdo principal

A forma como construimos uma frase.

Voltei com meu blog, ele está engatinhando, está do zero. Formei-me em Letras, entre o último post e os atuais, e descobri algumas coisas bacanas sobre texto. Quando fui aplicar ao blog comecei a pesquisar e vi a gama de possibilidades que eu tinha.




A forma como escrevemos uma frase diz muito como queremos falar sobre algo, o nosso estilo. Busco para esse blog uma linguagem simples e cativante, fui olhar um livro que a forma que o autor escreve era muito legal e me cativou. Aqueles livros de bancas sobre Nazismo, que todo jornaleiro tem. 

SZKLARZ, EDUARDO. Nazismo, como ele pode acontecer. Super interessante. Editora ABRIL. São Paulo, 2014. 

A linguagem é tão simples e acessível e fui comparar com livros com características bem diferentes. 

CARVALHO, OLAVO DE. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.org. Felipe Moura Brasil. Editora Record. 2018, SP e RJ.

 E por último: 

LAUTRÉAMONT. Os cantos de Maldoror. org. Claido Willer. Editora Iluminuras. 2015, São Paulo.


O que cada livro tem a ver um com o outro? Nada. O primeiro é um livro comercial "vazio". Olavo e o seu idiota é um livro sobre a visão de mundo do autor e o último é um clássico da alta literatura, percursor do surrealismo. Mas a forma como cada um escreve é interessante. Vou colocar um parágrafo de cada aqui e comentar.

"Tudo começou dentro dos conformes. Os nazistas chegaram ao poder de forma licita. Como vimos no capítulo 3, foi na base do voto que eles se tornaram o maior partido da Alemanha. E foi seguindo a constituição alemã que o presidente Hinderburg nomeou Hitler para o cargo de chanceler.[...]" SZKLARZ, 2014.pag 87.

Veja como ele construiu a frase, períodos simples, sem inversão sintática: sujeito verbo objeto. Ele não quer destacar nada, ele não inverte nada. Tudo fica focado nos fatos, lógico que tem opinião do autor, ele é contra o nazismo, o livro só mostra o lado ruim sempre, mas a escrita direta e simples torna algo como óbvio, é lógico que as ideias de Hitler e seus aliados são ruins, não preciso demostrar. Que é a forma que escolhi para escreve.

Agora o livro do Olavo, ele tem a pegada inversa, ele quer provar como verdade, ele faz uma técnica retórica muito forte, concordando ou não com ele, temos que aplaudir seu trabalho retórico, genial.

"Se vocês não notaram, aproveitem o festival de homicídios em São Paulo como ocasição pefeira para notar esta regra geral nunca desmentida: Revoluções socialistas resultam imediatamente na instaraulçao de ditaduras genocidas[...]" CARVALHO, Olavo de. 2018. Pag 206.

Note que o texto não é tão simples, ele tem coisas invertidas, destacamentos de ideias entre vírgulas, e a maioria dos textos nesse livro começa com "É lógico que", ou "você não percebeu, mas...". Geralmente sempre começa com uma adversativa, dá efeito que você é um idiota e ele está te acordando para vida, basicamente é “o trouxa olha: isso é isso".  Essa frase é isso: Veja, se vocês idiotas não prestam atenção vou te falar que socialismo gera autoritarismo genocida."

Por último, os cantos de Maldoror, digo para vocês, não é uma leitura fácil muito menos bela. Explicando o livro, Lautréamont escreve de forma bela sobre coisas horríveis e maldade. A forma da escrita é linda, vocês verão, mas sobre o que ele escreve é terrível e asqueroso para a sociedade formal.

"Deve-se deixar crescer as unhas durante quinze dias. Ah! Como é doce deitar-se com uma criança que nada tem ainda sobre seu lábio superior, e passar suavemente a mão por seu rosto, inclinando para trás seus lindos cabelos! Depois, de repente, quando ele menos esperar, cravar as unhas longas em seu peito macio de tal modo que não morra; […] LAUTRÉAMONT.2015

Avisei, é um livro diferente. Quero que note a estrutura da forma como ele escreve. Como é suave e sensível, ele descreve as sensações, você se sente fazendo a maldade. Ele escreve de uma forma muito leve, quase como um poema, destacando entre vírgulas as sensações. 

A forma como eles escreveram tem um objeto e um alvo, é conivente com suas ideias, e cada livro tem seu foco, e até na forma que é expressada as palavras, a estrutura embasa o que o autor quer.

Esse trabalho que fiz para construir a nova linguagem do blog, ler e reconhecer formas de me expressar. Quero que seja algo claro e objetivo, que você leia e entenda, e que eu passe credibilidade, sem menosprezar ninguém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocultismo e Yugioh pt 1

O "submundo" sempre me atraiu. Sempre gostei de coisas magicas, ritualistas, símbolos, poder, tenho sede de saber, conhecer, descobrir. e Yugioh e uma ideia genial onde coloca todas e com o pouco que aprendi, sei "decifrar" alguns. Magia do Caos Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia. [fonte Wikipedia]  E com certeza você conhece essas cartas    As cartas "Arcana Force" são nada mais que os arcanos maior do Tarot. O Louco (arcano 22)   O Mago (arcano 1) A imperatriz (arcano 3)        O Imperador (arc

Yugioh e Ocultismo pt 09 : O monstro Que Renasce

Bom como sempre, quando passa para o ocidental, perde um pouco do sentido, por causa do regime Cristão que denomina todas as outras religiões do demoníaca. A carta do monstro que Renasce no japão tem um simbolo totalmente relacionado a sua função. O simbolo é um Ankh  Simbolo Egípcio para Vida. Mas passando para o Ocidente ficou assim : se perceberem ficou oculto o desenho do ankh mas o simbolo e fácil de se identificar, a partir do ponto que se conhece o simbolo Egípcio. O Ocultismo e isso e mostrar as coisas para quem pode ver.

Cartas que você não quer ver no campo inimigo,

Lista das cartas que eu não quero ver no campo inimigo. 10 Sword of Revealing light Espadas da luz Reveladora. Inimiga numero um de deck com monstro flip. enche o saco ficar 3 turnos congelado, agora ela pode ir 3 no deck, então piorou o negocio. Quando esta carta é ativada, altere todos os monstros do seu oponente que estão virados para baixo na Posição de Defesa para virados para cima. Enquanto esta carta estiver virada para cima, monstros que o seu oponente controla não podem declarar um ataque. Esta carta permanece virada para cima no campo até o fim do 3º turno do seu oponente após a ativação. 09 Gravity Bind  Gravidade Cega. como inrrita essa carta, você nunca ta com carta pra destruir ela, ou pior  sempre ta com o messenger of peace . Monstros de Nível 4 ou maior não podem atacar. Mensageiro da Paz Monstros com 1500 ou mais de ATK não podem declarar um ataque. Durante cada uma das suas Standby Phases, destrua esta car