Pular para o conteúdo principal

Como construir um Deck de YU-GI-OH!

— A análise de cartas do meu Card Game predileto sempre foi um sonho e sempre me dediquei a isso, neste post, eu trabalho toda a noção de um deck entre peso e critérios, além de apontar onde se deve observar e gastar seus recursos. Lógico que não consigo abordar todas as cartas, decks, estratégias, mas uma noção BÁSICA ajuda muito para quem quer começar a entender como é construído um baralho.

O que é Meta em YU-GI-OH:

Meta é aquilo que se pretende alcançar, objetivo. O foco no YU-GI-OH é vencer o duelo, então o meta é ganhar. A vitória vem nos seguintes critérios:

a) Reduzir a vida do Inimigo a 0;
b) Deck sem cartas;
c) LockdownYata Garatsu (FORBIDDEN);
d) Ganhar por efeito de Vitória — Exódia, Final Countdown...

Os decks, ditos meta, são as cartas que conseguem dar a vitória mais fácil.
Dentro de cada meta se tem recursos a ser usados para conseguir a vitória. Por exemplo, um deck focado em zerar a vida do inimigo precisa de cartas (recursos) que suportem essa estratégia. O gerenciamento do jogador consistem em:

1)  garantir seus recursos;
2)  minar os recursos do inimigo.

Concluindo, Quem tem mais recursos ganha o duelo.

Dos Recursos:

a) Mais Dano
b) Efetivar os combos de descarte
c) efetivar o combo do YATA-GARATSU
d) Efetivar o efeito de vitória.

 Por exemplo, um duelo contra um deck de Exódia foca-se em tirar o recurso do inimigo para que não consiga efetivar o efeito. 

Os monstros podem:

a) Dar dano.
b) Efetivar efeito de vitória (Suporte e Principal)
c) Reduzir o recurso do inimigo.

A velocidade do efeito do monstro (speed) dentro da corrente de efeito (Chain) é velocidade 1 (speed 1) e velocidade 2 (speed 2) com monstros Triggers.

O que quero mostrar que dentro das velocidades Speed 1 dos monstros, tem uma forma de velocidade, que vou chamar de Critério (0,1,2,3) que não é oficial, mas me ajuda a organizar, por exemplo, o Thousand Eye Idol (uma das minhas prediletas) não tem critérios, está na sua main fase 1 e não fez normal summon, você pode o coloca no campo. O King of Yamimakai é Speed1, igual  ao Thousands Eye Idol , mas é uma carta mais lenta, porque existe um critério de diferença, necessita de um tributo, ou algum efeito que suporte para se colocar ele (King of Yamimakai) no campo e por consequência, o Gogiga Gagagigo não tem a mesma velocidade que o King of Yamimakai, pois, precisa de dois sacrifícios, ou efeitos de summon diferentes. 

Vamos avançar a análise, uma invocação pêndulo, no primeiro turno, 5 cartas na mão, draw, primeiro a jogar, uso duas cartas (dois critérios)  e a diferença é 1 e 8, ou seja, invocação especial de level 2,3,4,5,6 até 7, summono meus monstros, são considerados de dois critérios, se o inimigo tiver um Especial Hurricane, que tem 1 critério e eu não tiver nenhum recurso restante, efeito de monstro, vou tomar um combo enorme. Porque vai destruir todos meus monstros. 

Todos esses monstros do extra-deck, Xyz, Link, Fusion, Syncro, são cartas bem pesadas, passando de 2 critérios, E tem a noção intrínseca, um Syncro com atributo ou monstro específico para syncro Summon são ainda mais pesados, comparados a um igual com 2 critérios (tuner + monstro). 

Então precisa de noção do peso e dos critérios para todas as cartas, porque existe o balanço entre seus recursos e responder os recursos do inimigo.

As cartas mágicas são

a) Dar dano.
b) Efetivar efeito de vitória (Suporte e Principal)
c) Reduzir o recurso do inimigo.

Continuous, Equip, Normal são exemplos de Speed 1 e Quickplay são Speed 2 na mão no seu turno e se forem setadas no turno inimigo.
São bem mais específicas quantos aos critérios, em maioria Continuos e Normal são critérios 0 e 1 Equip são sempre 1 para mais (ter um monstro para equipar) e Quickplay geralmente tem 1 critério (obviamente, existe cartas específicas, Scapegoat não tem um critério, só ativar que aparece os tokens).

O que quero mostrar é que cartas tem critérios que dão peso ao deck, se colocar só cartas de critério 1 para cima, seu deck fica bem pesado, porque pode vir uma carta na sua mão que só é ativada em determinada circunstância, virando uma carta morta, 

Antes de prosseguirmos, em maioria vejo as caras mágicas e de monstros trabalhando juntas para o meta e as armadilhas para minar os recursos do inimigo, mas isso varia de deck para deck, estratégia...

Cartas Armadilhas 

Com velocidades 2 e 3(speed 3), tem a característica de serem tidas como as cartas mais rápidas, Counter Trap as Relâmpagos Marquinhos do YU-GI-OH. Se observarmos mais de perto não são tão rápidas assim, a Spell Shield Type-B é uma carta que tem critério 0 e 1, sendo o critério muito específico e destruidor de recurso, comparado a Magic Jammer que é sempre de 1 critério, mas muito mais barata. Seven Tools of the Bandit é um exemplo, de critério 1. Dark Bribe é uma carta poderosíssima, pois tem um critério muito barato. Geralmente Counter Trap tem efeitos muito específicos.

Bom, vamos pensar nos critérios e pesos de cada carta apresentada acima:

Spell Shield Type-B, tem dois efeitos, primeiro, se uma carta é alvo de magia, cancele-a, sem critérios (mina o recurso do inimigo), mas se for uma carta mágica que não dá alvo, você tem que descartar uma CARTA MÁGICA da mão para cancelar, ou seja, um recurso seu por um do inimigo.

Concluindo a análise, Spell Shield Type-B é uma carta critério 0 e 1, variável.

A Magic Jammer, descarte uma carta da mão e anule uma magia, 
concluindo, critério 1 continuo. 

Seven Tools of the Bandit, Pague 1000 pontos de vida e anule uma armadilha.
Concluindo a análise, critério 1 continuo.

Dark Bribe, Cancele qualquer carta mágica ou armadilha deixando o inimigo sacar uma carta.
Concluindo, critério 1 continuo.

Não dá para dizer que todas essas cartas são iguais, mesma velocidade, mesmo peso, umas são mais arriscadas que outras, a Magic Jammer é bem mais segura, mas a Spell Shield Type-B tem a possibilidade de prejudicar mais o inimigo, a Dark Bribe também.

Conclusão

Todas as cartas têm esse peso de escolha, tente catalogar suas cartas com o peso dos critérios, o quanto de recurso precisa ser demandado para minar os recursos do inimigo.
Estruture da seguinte forma

Quantos critérios é preciso para ativar isso?
Prejudico mais do que gasto?

É a relação: critérios x efeito.





 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocultismo e Yugioh pt 1

O "submundo" sempre me atraiu. Sempre gostei de coisas magicas, ritualistas, símbolos, poder, tenho sede de saber, conhecer, descobrir. e Yugioh e uma ideia genial onde coloca todas e com o pouco que aprendi, sei "decifrar" alguns. Magia do Caos Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia. [fonte Wikipedia]  E com certeza você conhece essas cartas    As cartas "Arcana Force" são nada mais que os arcanos maior do Tarot. O Louco (arcano 22)   O Mago (arcano 1) A imperatriz (arcano 3)        O Imperador (arc

Yugioh e Ocultismo pt 09 : O monstro Que Renasce

Bom como sempre, quando passa para o ocidental, perde um pouco do sentido, por causa do regime Cristão que denomina todas as outras religiões do demoníaca. A carta do monstro que Renasce no japão tem um simbolo totalmente relacionado a sua função. O simbolo é um Ankh  Simbolo Egípcio para Vida. Mas passando para o Ocidente ficou assim : se perceberem ficou oculto o desenho do ankh mas o simbolo e fácil de se identificar, a partir do ponto que se conhece o simbolo Egípcio. O Ocultismo e isso e mostrar as coisas para quem pode ver.

Cartas que você não quer ver no campo inimigo,

Lista das cartas que eu não quero ver no campo inimigo. 10 Sword of Revealing light Espadas da luz Reveladora. Inimiga numero um de deck com monstro flip. enche o saco ficar 3 turnos congelado, agora ela pode ir 3 no deck, então piorou o negocio. Quando esta carta é ativada, altere todos os monstros do seu oponente que estão virados para baixo na Posição de Defesa para virados para cima. Enquanto esta carta estiver virada para cima, monstros que o seu oponente controla não podem declarar um ataque. Esta carta permanece virada para cima no campo até o fim do 3º turno do seu oponente após a ativação. 09 Gravity Bind  Gravidade Cega. como inrrita essa carta, você nunca ta com carta pra destruir ela, ou pior  sempre ta com o messenger of peace . Monstros de Nível 4 ou maior não podem atacar. Mensageiro da Paz Monstros com 1500 ou mais de ATK não podem declarar um ataque. Durante cada uma das suas Standby Phases, destrua esta car