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Entendendo o que você está fazendo, destrinchando a mecânica ( introdução)

 Por ser analista, a gente começa a entender umas coisas, e por estar sem time ( snif!) vou caguetar, “to nem veno”, o joguinho, vai ser um post longo, eu acho, mas os corajosos vão aprender umas coisas daora, bom eu gosto. Não tem imagem e não é uma leitura rápida, nem sei se vão querer ler kkk, mas pra desencargo de consciência, postei o que sei em ^.^


Contexto — Eu jogo smite, por causa do Yoda, me animou a voltar, e no smite os suportes usam itens de aura como core, e eu comecei a entender o kit dos deuses lá e com isso comecei a caminhar para todos os mobas. Por ser analista de time você sabe muita coisa, mas sempre tem algo novo, e é isso que vou compartilhar. ADENDO eu adoro MOBA, gosto de aprender os três, Dota 2, LoL e Smite. Meu gênero de game predileto.


Bom, o básico, como é organizado o jogo, você vai achar engraçado, mas dentro do lol tem outro jogo, são os minigames de cada personagem. Exemplo


o minigame da Miss Fortune é acertar o Q na backline, 


do Varus é acertar a flecha, 


do Blitz é acertar o Q, 


da Janna é #¿$?%!¡ com a jogada dos inimigos,

do Tryndamere é encher a barrinha de crítico dar o E bater no inimigo e voltar curando-se com o Q, 


do Yasuo é ficar acertando o furacão, 


do Lee Sin é acertar o Q, 


do Skarner  ir pra frente com o W e procar o Q jogar o E stunar e sair. 


Darius é E, W e acertar o Q. (procar a passiva) 


do Mundo é acertar o Q ir pra frente, acertar o E com o W ligado e curar na passiva. 


Isso que você tem que aprender com cada personagem, por exemplo, você aprendeu a usar bem o Q do Yasuo e acertou várias vezes, como o LoL não tem um regen expressivo, comparado ao Dota que você consegue ficar full life varias vezes na lane, é hora de vc finalizar seu inimigo, é pra isso que serve o R. O E  e o W é as ferramentas que o jogo disponibiliza para se defender para responder o inimigo, o W do Yasuo inutiliza projéteis, e o E ajuda ele a desviar de skilshot e investidas. Vou por um exemplo de resposta, o Yasuo contra o Dr Mundo (2020), o Yasuo fica no Q, mas o mundo não fica de longe, ele acertar o Q e vai para cima de você, por causa do Slow,  e ele passa por cima dos minions o E do Yasuo ferra muito o Mundo, porque o Yasuo desliza pelos minions inimigos e a barreira faz ele anular o Aggro dos magos, e o Mundo toma todo minion block e o dano dos minions, já o Mesmo Mundo é bem otário contra a MIss Fortune, porque ele não fica la backline ele vai pra cima e como a Miss é úm CONE ela é prejudicada, o W da Miss ajuda a ela ter mobilidade contra skill shot e  o E da Slow, A oportunidade da MIss é desviar do Q do Mundo.


O R da Miss Finaliza de longe a pessoa low life, caso ela acerte os Q corretamente, o R do Dr Mundo anula o dano dos minions ( por isso toca o som do Jason quando ele ulta, é bem parecido, aquilo imparável vindo pra cima) o R do Trydamere ele não volta ele fica te batendo ( parecido com o mundo), o skarner é puxar o cara no R, diferente do Trynda que vai pra frente.. Os personagens são parecidos.


Basicamente, organizando, são 3 tipos de bonecos:


minigame com AA Melee, avançar bater voltar


Minigame com Skill, Acumula algo e joga


Minigame com AA Ranged. acumula algo e da o AA


Quero conversar sobre os suportes, basicamente eles estão lá pare responder um desses três minigame, a Janna acaba com o avanço AA e volta de qualquer personagem que é assim, a Soraka acaba com Skill e AA, o Braum acaba com AA... existem três suportes


a) que fragilizam, mas dão menos peel ou nenhum


b) que dão muito peel, mas não fragilizam muito.


c) seus próprio minigame


No grupo a) você coloca o Nautilus, pyke, que fragilizam o minigame inimigo,  por exemplo a Miss fortune e Brand, combo de AA e Skill, o Nautilus, Blitz, Pyke dificultam muito o minigame, mas caso estejam contra Yasuo, Vayne que são personagens que avançam facilmente, por não terem peel, acabam tomando muita pressão.


No Grupo b) tem os bonecos que dão peel clássicos, anulam algum tipo de minigame, por exemplo a Janna tira o trydamere do jogo, a soraka cura, tiram a oportunidade do inimigo.


No grupo c) temos persoangens que fazem seus próprios minigames, como a Zyra, Brand, Senna que sobrecarregam o suporte inimigo.


Vou tentar ser prático, mas precisa de um exercício de reflexão pra entender, são muitos personagens para eu dar exemplo de cada um, coloque nos comentários suas dúvidas, vou tirar um tempo pra sempre dar uma olhadinha.


organizando a TF


Bom, sabendo dos minigames, vamos para um grau acima, as estância de cada personagem. O Tanque, O guerreiro, o  Atirador, o Mago/assasino e o suporte.


O tanque inicia o jogo, o seu minigame é geralmente AA melee, vai pra frente faz o combo num time, o Guerreiro tem o mesmo tipo de minigame, o  Atirador e o Mago são kits de combo distante ( AA e Skill) e o suporte está ali para proteger esses mais fracos. O tanque é o “suporte” do guerreiro. O assassino faz o mesmo papel do mago, apagar um alvo, mas com avanço e skill combo ( exclusivo do League of Legends),  Como funciona, o Suporte caga o jogo do tanque e guerreiro inimigo o mago e o atirador apagam o guerreiro  e o tanque, o assassino tem o papel de apagar um atirador ou mago, para fragilizar o time inimigo. Com uma a menos o tanque e o Guerreiro tem mais chance de sobreviver e assim ganhar a TF… vai de situação do jogo e bla bla bla, não consigo cobrir tudo, mas o caminho é esse.


Os itens


sabendo disse organização, cada personagem tem que se adaptar, por exemplo, o mago é o Viktor e está contra um Garen, é um guerreiro bem resistênte e junto é um maokai, o dano do Viktor é burst, não DPS, ele precisa de algo que ajude-o a dar DPS nesses guerreiro, ai entra a Liandry, o Garen pode fazer Hexdrinker, Sterak,  eo Tanque pode fazer abyssal mask… se tem um assassino do outro lado ele pode fazer zhonya e assim vai.


O suporte pode fazer Shurelya para correr do Garen girando, pode fazer cadinho para tirar o root do maokai….


Se é caitlyn ela builda stormrazor para poder caitar e o sup pode fazer ardent censer para ataque speed, ajudar a procar a passiva da Caitlyn.


Percebe-se que a riot que fazer RW nos itens porque não é tão divertido buildar, outros mobas tem itens muito mais divertidos e que se encaixam em cada situação, você precisa aprender mesmo, no lol é fazer zhonya e já era, por isso geralmente tem coisas quebradas, é quebrado tudo aquilo que funciona para qualquer coisa, tipo a shoujin que o cara pulava, ultava e já era, bem braindead, só ficar lá batendo. 


Exemplos incríveis, no Smite tem um item exclusivo para couterar knock up, vc regenera vida e ele entra em CD, todos os itens são situacionais, tem coisas cores e quebradas, mas o lol tem os itens muito simples e com mais probabilidade de ficar broken.


Bom é isso, precisa de um trabalho individual com seu personagem. fico feliz em ajudar e compartilhar conhecimento, se tiver alguma sugestão ou crítica ou ideia ficaria feliz, sendo com educação, TMJ.


PS: kkk não é mesmo só um joguinho né? 

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