Pular para o conteúdo principal

O Problema Educação — O Medo na Aprendizagem!

 O conhecimento é dividido na seguinte forma:

Referência, Inteligência —Emocional e Racional — Sentido.

Referência é tudo no ambiente que nos provoca e que gera algo em nós.

Inteligência é aquilo que tenta dar sentido à aquela referência. Nós nascemos com a emocional, igual a um animal, então quando vemos uma criança rir com algum som, ou chorar de fome é a inteligência dela expressando, através da emoção, o sentido daquela referência.

O convívio social criou sons que representam as referências, que nós humanos podemos reproduzir, que chamamos de palavras.  E depois desenvolvemos a escrita que é a representação gráfica desses sons.

O sentido é aquilo que é interpretado da Referência. Note que a inteligência emocional é mais universalmente entendida que a racional, porque é o convívio social que define o que e COMO  racionalizamos.

Perceba que a Inteligência Emocional é paralela à Inteligência Racional, logo eles trabalham em conjunto, a criança continua achando graça do barulho engraçado, com a Inteligência Racional ela pode essencializar o que ela sente em palavras "engraçado".

A Educação é a interferência do estado, que com total lógica, na aquisição  da inteligência Racional, para que o cidadão, não seja prejudicado e não tenha acesso a um ensino de aprendizagem. Essa é a teoria.

Indiferente se é concretizado ou não, existe a tentativa do estado. Além dos problemas de estruturas e afins, o principal é que a Inteligência Emocional é negligenciada.

Quando a criança entra para a escola ela não tem as estruturas emocionais fixas e acaba sendo exposta a situações extremamente negativa que gera medo, e com a exposição prolongada há condicionamento mental, um trauma.

O trauma da educação é o medo e insegurança perante o conhecimento. As pessoas responsáveis na escola DEVEM criar essa consciência que seus atos, ativos e omissos, afetam no conhecimento e evolução do indivíduo.

A Inteligência Emocional continua colocando sentido nas coisas, mesmo as ditas racionais, e eu quero que você comece a notar isso.

Um exemplo concreto é, muito popular, a matemática ( como você se sente ao ler "matemática?"). É condicionado, consciente ou inconscientemente, pelos professores que matemática é extremamente difícil, complicado, além de omissão quando colegas de sala ridicularizam os alunos que não desempenham bem.

 O impacto na criança, o medo e insegurança, perante erro e humilhação constante faz a mente associar negativamente a matemática a um sentimento ruim. (Inteligência Emocional em ação)

Esse exemplo é expresso com desculpas e desgostos, por exemplo:

— Não sou de exatas.

— Não gosto de matemática.

— Sou de Humanas.

— Não nasci para isso.

Sendo que, matemática essencialmente é interpretar a ação e fazer a equação. Por exemplo, 1+1= X, nós lemos o sinal "+" e igual aprendemos as palavras, somamos. 1+1=2. Porque o professor está lá para explicar que ação fazemos. Interpreta e age. Ele coloca um cubinho mágico com outro cubinho mágico e temos dois cubinhos, lembra?

Vamos a um exemplo, igual, mas dito complicado:

7/5 +2/6 =x

A princípio é difícil, porque é apresentado na escola, e provavelmente, SE VOCÊ NÃO FOR UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA OU CORRELATO À "EXATAS", irá ter medo, e dirá que não é para isso, todas as desculpas escritas a cima. Vamos resolver o emocional, tanto faz o resultado por agora.


Como você se sentiu vendo essa aula?

Em vez de interpretar e olhar o sentido racional, perceba o emocional, lembra da criança rindo do som e falando ser "engraçado". MESMO que matemática diga não ter emoção, ele carrega uma interpretação emocional, tanto que alguém que trabalhe com matemática vai dizer "eu GOSTO", logo tem emoção. 

Resultado da conta


Como você se sentiu quando não entendeu nada? triste? feliz? Humilhado?

Perceba como você se sente perante, o que a conta te faz sentir, perceba seus sentimentos, e você provavelmente encontrará medo.

E se você trocar esse sentimento por vontade de aprender, o resultado negativo não interfere e altera seu emocional. Errar significa, emocionalmente, daqui para frente, não aceitar que está derrotado, é a vontade de aprender, querer dar certo. Quem ri de alguém que erra é porque quer manipular e quer sempre te ver para baixo! Alguém que humilha outra não é digno de controlar suas emoções, se ele ri dos outros, ele é uma pessoa má, e ninguém gosta de gente má. Seja dono de você e defina seu sentimento, veja como você se sente e troque para o sentimento que você quer mesmo sentir. 

Vamos aprender alemão.

Qual sentimento você teve, o que a sua inteligência emocional interpretou  com os sons transcritos" Aprender Alemão".

Uma língua consiste em pegar Sons e colocar numa ordem, você faz isso facilmente em português. O que faz alemão ser impossível? O condicionamento negativo que você tem perante esse som e tudo que se relaciona a essa língua.

O Inglês é mais fácil, quantas desculpas se dá para não aprender inglês?

— Não nasci para isso.
— Sou velho demais.
— Não gosto dos Estados Unidos.

Tudo desculpas, pois a única coisa que existe é o medo de aprender, o receio de ser humilhado quando for falar, interagir em inglês.  Perceba que você entregou sua mente para os outros, porque o que eles decidirem você faz. Como o outro decidiu que você não aprende, você aceita.
Brasileiros que falam inglês em sua maioria são filhos, netos de professores, ou são ricos o bastante para ninguém ter coragem de rir deles. Ou você riria, ou tiraria sarro do filho de um juiz? Delegado? ou um traficante? 

Eu quero que você perceba além dos pronomes, substantivos, verbos, "TO BEs", que são os aspectos racionais, mas olhe para os emocionais. Como você se sente dentro de uma sala de aula de inglês? É um momento bom? Provavelmente não.

O problema não é o exterior, os outros, não podemos controlar os outros. Se eu pudesse controlar as pessoas, eu queria que elas perdessem o medo de aprender. 
O Problema é Você que deixou sua inteligência emocional ser manipulada, se você lutar contra e quando começar a se sentir mal, triste, com raiva e pior com medo, não aceite esse sentido, tente mudar. Você será poliglota e não terá só o rótulo de exatas ou humanas.

O mundo todo poderá ser seu!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocultismo e Yugioh pt 1

O "submundo" sempre me atraiu. Sempre gostei de coisas magicas, ritualistas, símbolos, poder, tenho sede de saber, conhecer, descobrir. e Yugioh e uma ideia genial onde coloca todas e com o pouco que aprendi, sei "decifrar" alguns. Magia do Caos Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia. [fonte Wikipedia]  E com certeza você conhece essas cartas    As cartas "Arcana Force" são nada mais que os arcanos maior do Tarot. O Louco (arcano 22)   O Mago (arcano 1) A imperatriz (arcano 3)        O Imperador (arc

Yugioh e Ocultismo pt 09 : O monstro Que Renasce

Bom como sempre, quando passa para o ocidental, perde um pouco do sentido, por causa do regime Cristão que denomina todas as outras religiões do demoníaca. A carta do monstro que Renasce no japão tem um simbolo totalmente relacionado a sua função. O simbolo é um Ankh  Simbolo Egípcio para Vida. Mas passando para o Ocidente ficou assim : se perceberem ficou oculto o desenho do ankh mas o simbolo e fácil de se identificar, a partir do ponto que se conhece o simbolo Egípcio. O Ocultismo e isso e mostrar as coisas para quem pode ver.

Cartas que você não quer ver no campo inimigo,

Lista das cartas que eu não quero ver no campo inimigo. 10 Sword of Revealing light Espadas da luz Reveladora. Inimiga numero um de deck com monstro flip. enche o saco ficar 3 turnos congelado, agora ela pode ir 3 no deck, então piorou o negocio. Quando esta carta é ativada, altere todos os monstros do seu oponente que estão virados para baixo na Posição de Defesa para virados para cima. Enquanto esta carta estiver virada para cima, monstros que o seu oponente controla não podem declarar um ataque. Esta carta permanece virada para cima no campo até o fim do 3º turno do seu oponente após a ativação. 09 Gravity Bind  Gravidade Cega. como inrrita essa carta, você nunca ta com carta pra destruir ela, ou pior  sempre ta com o messenger of peace . Monstros de Nível 4 ou maior não podem atacar. Mensageiro da Paz Monstros com 1500 ou mais de ATK não podem declarar um ataque. Durante cada uma das suas Standby Phases, destrua esta car