Pular para o conteúdo principal

Uma Breve Análise do que é Jogo!

 

Um jogo é um conjunto de regras que ordena o como fazer uma ação para que se tenha parâmetros de comparação com a finalidade de competição.

O ganhador do jogo pode ser definido com dois fatores: probabilidade e/ou performasse.

Performasse é o resultado de uma ação. Quanto mais se pratica, melhor é a performasse. O condicionamento do cérebro para que lembre as teclas automaticamente é uma melhora na performasse.

Probabilidade são fatores aleatórios que vão modificar o resultado, sem que o praticante tenha controle desses fatores. A queda de internet no meio da partida é uma aleatoriedade que o praticante não tem controle.

O jogo tem três variáveis de acordo com seus critérios: Esporte, Jogo de Sorte, Jogo de Azar.

É um esporte quando o parâmetro é exclusivamente performasse.

É um jogo de sorte quando o fator de probabilidade e performasse são critérios para declarar o vencedor.

É jogo de azar quando o fator de probabilidade é o único critério para declarar vitorioso.

Um atleta é todo aquele que pratica um esporte. É um jogador todo aquele que se diverte num jogo de sorte. O apostador é aquele que se arrisca em jogos de azar.

O esporte é, por exemplo, jogos olímpicos transmitidos pela TV, pois, somente a performasse dos atletas é fator para definir o vencedor. Todo esporte tem que ser regulado por algum órgão que dá as regras padronizadas, além de comitivas para julgar a legitimidade.

Só é esporte jogos oficiais, transmitidos por alguma mídia, com comitiva e juízes oficiais, para garantir que cada competidor irá ter o mesmo ambiente para testar sua performasse. Sem nenhuma regulamentação externa que garanta esse ambiente controlado, é considerado jogo de sorte.

Por exemplo, no E-Sport é garantido a conexão para todos os jogadores, periféricos de qualidade igual, o ambiente externo não vai interferir na prática do esporte…

Jogo de sorte é qualquer jogo não oficial que não dependa unicamente de sorte, um jogo de videogame como Mario, Tomb Raider, Castlevania. Há dois tipos de critérios para se declarar o vencedor, a performasse do indivíduo e a probabilidade (também chamado de RNG, Random Number Generetor – Gerador de números randômicos).

Classifica-se jogo de azar quando só o fator probabilidade define o vencedor, Máquinas Caça-níqueis, Cara ou Coroa, JO-KEN-PO. Não existe treino para melhorar nesses tipos de jogo.

O League of Legends jogado em casa é um jogo de sorte, entretanto o competitivo oficial é um esporte.

O resultado de um jogo é vitória e derrota.

A vitória e a derrota só é diferencial no esporte, pois somente nele se tem os critérios corretos de avaliação. Na competição oficial, o vitorioso é melhor que o outro pelo trabalho nos treinos em busca de uma performasse superior e a garantia de regulamentadores que promovem um ambiente de competição igualitária entre todos os competidores.

No jogo de sorte a vitória e derrota não é o diferencial, pois se pode perder por fator de sorte. Na probabilidade não se tem critérios. O melhor atleta pode perder em um jogo de sorte, porque a aleatoriedade não foi ao seu favor. A performasse é prejudicada por fatores que fogem ao controle do jogador.

Não é possível determinar que alguém é ruim jogando um jogo de sorte, pois ele pode ter pego um RNG que o dificulta, comparado a outro jogador que ao jogar teve a SORTE de pegar uma aleatoriedade que o favorece.

A vitória na partida de League of Legends, não-oficial, é fator de sorte, pois para se garantir a performasse é necessário:

    • Controle do ambiente externo do jogador;

    • Jogadores que se conhecem e já planejaram o que vão fazer, por treino anterior à competição;

    • Composição lógica, que siga o objetivo real do jogo, sem critérios individuais;

    • Que todos os jogadores conheçam todos os personagens;

    • A performasse individual do jogador não deve variar conforme o campeão que ele joga. Toda ferramenta deve ser usada com mesmo nível de qualidade.

Caso não se possa garantir todos os critérios a cima, a vitória e derrota não é fator que diferencia a performasse dos jogadores. O jogo de sorte é ter o foco de um atleta e o descompromisso do resultado que tem um apostador.

Um apostador não pode se preocupar com o resultado do jogo, porque ele é totalmente sem critério, toda ação num jogo de azar não tem peso, conhecimento, não se pode preparar ou treinar.

Somente controle emocional para entender que perder ou ganhar em um jogo de aposta não tem classificação. Como se garante que o ganhador de um jogo de roleta é melhor que aqueles que ele venceu? Não se pode garantir ter um resultado constante em uma aposta.

O apostador pode tentar criar estratégias de abordagem e torcer para que a aleatoriedade seja menor. Alguns dos parâmetros que pode abordar:

-Não aumentar a probabilidade buscando resultados seguidos;

-Controlando o quanto apostará, chegando naquele limite, parar. Indiferente do que se planeje tudo vai depender de critérios randômicos. Não faz sentido atribuir valor emocional a algo que está além do seu controle.

A aposta em esporte é um fator de sorte, porque só se pode medir a performasse quando sai o resultado. Somente por meio de um jogo oficial dá para saber quem é o melhor competidor. O esporte em si não tem fator de sorte, mas controlar o resultado é aleatório.

Um acompanhamento técnico dos jogos esportivos, diminuem as probabilidades, quanto mais se conhece do esporte, maior a chance de acertar o resultado.

O ganho de um apostador profissional não vem do seu resultado no jogo, mas sim dos seus patrocínios conquistados quando o jogo de azar é transmitido por alguma mídia. Ganha com a propaganda da sua imagem como apostador, não pelos ganhos no jogo. E se o jogador for azarado demais pode perder o patrocínio.

Em qualquer jogo em grupo há o fator emocional, pois pode se manipular e fazer alguém entender algo que não existe. Mesmo podendo treinar essa manipulação e o fator emocional poder vir a definir o resultado de uma partida, é muito mais baixo a interferência da performasse em um jogo de sorte.

Resumindo, é esporte todo jogo oficial que a performasse interfere no resultado e os fatores externos são ínfimos para ditar quem é o vitorioso. É jogo de sorte quando os fatores externos são relevantes para categorizar o vitorioso, mas a performasse ainda tem peso. É jogo de azar quando o resultado demanda, em sua maioria, de fatores incontroláveis.

Esporte tem foco na sua performasse para vitória, jogo de sorte tem o foco na sua performasse indiferente do resultado. Jogo de azar não tem foco, pois só se pode focar naquilo que se pode controlar. Aquele que foca no resultado do jogo de azar tem expectativa. Ansiedade é o sintoma daquele que cria expectativa.

O foco é a junção da ação mais a paciência para construir algo.

O Atleta e o Jogador focam na sua performasse para construir resultados sólidos, constantes. A diferença é que o atleta pode ter garantias de resultados positivos, pois seu trabalho individual é o diferencial para o resultado. O jogador não pode esperar nada pelo seu trabalho individual.

Trabalho é toda ação que tem um objetivo além da sua ação, com uma finalidade. O atleta treina para ganhar.

É diversão toda ação que tem objetivo em si mesmo, sem um fim. Jogar é performar sem o objetivo de ganhar, porque é impossível de se garantir a vitória, mas te sem prazer ao fazer algo. O jogador joga para se divertir.

O foco do jogo de azar é a adrenalina de se arriscar.

Jogar o sistema Ranqueado do League of Legends é um jogo de sorte, entra-se para evoluir e testar sua performasse, mas o resultado é a adrenalina de arriscar.

O sistema de PDL garante que mesmo aleatório, em algum momento controlará a performasse dos jogadores e os colocará em jogos que os façam subir de elo. É questão de tempo e habilidade, só precisa de foco na sua performasse.

O sistema calibra individualmente a performasse de cada jogador e quando a cota de jogos aleatórios for cumprida o sistema empurra o jogador para o próximo rank, manipulando o nível individual de cada time.

O jogador tem o foco na sua performasse. Em League of Legends o objetivo é coletar recurso acima do inimigo. Experiência e Gold são os recursos objetivos, sendo XP o mais relevante.

Como vitória e derrota são a mesma coisa num jogo de sorte: probabilidade; o sistema classifica o seu desempenho nos dois resultados. Perder demais não significa que você é ruim, nem vencer todas o melhor. Mas os seus resultados em performasse que ditam quem é você e qual a sua capacidade.

O seu elo atual dita quem é você no passado, você agora só será mostrado no futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocultismo e Yugioh pt 1

O "submundo" sempre me atraiu. Sempre gostei de coisas magicas, ritualistas, símbolos, poder, tenho sede de saber, conhecer, descobrir. e Yugioh e uma ideia genial onde coloca todas e com o pouco que aprendi, sei "decifrar" alguns. Magia do Caos Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia. [fonte Wikipedia]  E com certeza você conhece essas cartas    As cartas "Arcana Force" são nada mais que os arcanos maior do Tarot. O Louco (arcano 22)   O Mago (arcano 1) A imperatriz (arcano 3)        O Imperador (arc

Yugioh e Ocultismo pt 09 : O monstro Que Renasce

Bom como sempre, quando passa para o ocidental, perde um pouco do sentido, por causa do regime Cristão que denomina todas as outras religiões do demoníaca. A carta do monstro que Renasce no japão tem um simbolo totalmente relacionado a sua função. O simbolo é um Ankh  Simbolo Egípcio para Vida. Mas passando para o Ocidente ficou assim : se perceberem ficou oculto o desenho do ankh mas o simbolo e fácil de se identificar, a partir do ponto que se conhece o simbolo Egípcio. O Ocultismo e isso e mostrar as coisas para quem pode ver.

Cartas que você não quer ver no campo inimigo,

Lista das cartas que eu não quero ver no campo inimigo. 10 Sword of Revealing light Espadas da luz Reveladora. Inimiga numero um de deck com monstro flip. enche o saco ficar 3 turnos congelado, agora ela pode ir 3 no deck, então piorou o negocio. Quando esta carta é ativada, altere todos os monstros do seu oponente que estão virados para baixo na Posição de Defesa para virados para cima. Enquanto esta carta estiver virada para cima, monstros que o seu oponente controla não podem declarar um ataque. Esta carta permanece virada para cima no campo até o fim do 3º turno do seu oponente após a ativação. 09 Gravity Bind  Gravidade Cega. como inrrita essa carta, você nunca ta com carta pra destruir ela, ou pior  sempre ta com o messenger of peace . Monstros de Nível 4 ou maior não podem atacar. Mensageiro da Paz Monstros com 1500 ou mais de ATK não podem declarar um ataque. Durante cada uma das suas Standby Phases, destrua esta car