Pular para o conteúdo principal

A visão incorreta do sistema Ranqueado


Você pode adotar essa nova visão de sistemas competitivos em qualquer jogo. Uso moba porque faz parte da minha vida, e não me dedico a outros jogos que tem um sistema competitivo.

O sistema de recompensa do League of Legends é um problema para a finalidade do próprio jogo. A RIOT GAMES quer que joguemos, mas ao promover um torneio em nossas mentes, faz criar problemas emocionais. Esqueça a Skin do Final da Season, você nem usa ela depois, divirta-se.


Com todos esses anos de moba, desde 2013, o que mais me impactou foi a mentalidade do jogador. Ambos os jogos, dota e lol, a mentalidade de que ranqueado é um torneio me destruiu como jogador, a vontade de jogar em mim, não existe.

Quando se está aprendendo algo, logicamente, nós buscamos apoio de quem sabe mais naquele assunto. E no dota 2 foi assim, mas o problema é que como somos novatos estamos a mercê de pessoas com visões erradas, que transformam o erro em um vício, uma bola de neve.

O sistema ranqueado como um torneio é a visão mais torpe que, hoje, posso conceber. Essa forma de abordar tirou minha vontade de jogar, porque eu sou perfeccionista e competitivo desde criança. Eu não fazia nada que eu não soubesse, literalmente, eu só jogava um jogo que tinha alguma forma competitiva, ou seja, player 1 vs player 2 se eu dominasse o jogo. Sempre odiei jogos de luta, porque queriam me empurrar para jogar algo que eu não sabia. Meu emocional era destruido, então eu entrei em um problema de treinar tudo antes.

Por exemplo, eu me apaixonei por um jogo, Soul Calibur III, para playstation 2. Jogo de luta, minha mente estava tão presa em preciso treinar antes de entrar no torneio, que eu ficava na sala de treino o dia todo e nunca jogava o jogo em si. Pouquissimas vezes eu joguei o versus e eu perdia por nervosismo. Me sentia um lixo.

Eu manjava o jogo de formas absurdas, como fiz em tudo em minha vida. Dentro do mundo dos jogos, existem vários títulos que eu domino tudo, até erros e bugs. Só por citar: Yugioh Forbidden Memories, sei todas as fusões, até de carta mágica e afins, além de conhecer o bug que faz você ter um Dragão Meteoro. Yugiohs Tag Force. Castlevanias, Symphony of the Night, Aria os Sorrow, Down of Sorrow, Portrait of Ruins,  Harmony of Dissonance, Curse of Darkness. O RPG Vagrant Story, o jogo de corrida Gran Turismo 2 e 4. Unholy Wars ( um jogo que parece um percursor do moba) e Soul Calibur 3.

Tudo isso até eu migrar para o pc, nisso vem The Elder Scroll V Skyrim, Dead Island, Terraria, Left for Dead 2 e claro Dota 2 e hoje em dia League of Legends.

Quando comecei no Dota 2 e me apresentaram "olha, sabe aquilo que você fez avida toda por perfeccionismo, você vai ter que fazer aqui". Eu tenho mais de 3 mil horas de Dota 2, cerca de 90% passando no treino, eu fui do bot iniciante ao injusto, eu jogo naturalmente contra eles(até hoje), mas eu não conseguia jogar ranked. Minha ansiedade vai até o máximo. A ideia que o sistema ranqueado é um torneio me destrói emocionalmente.

No League of Legends as coisas são piores, porque não se tem um sistema efetivo de treino com bots, duas jogadas com eles e você já vence facilmente. Tanto que eu coloquei um modo para deixar o jogo mais difícil, mas jajá eu tiro ele de letra. Mas não consigo jogar ranqueado sem me abalar.

No post anterior a esse, Como funciona o sistema ranqueado, descobri algo que eu me puni por anos, que nem faz sentido.

"Como eu vo aprender a jogar se eu não posso errar?"

Eu reflito sobre isso hoje, meu emocional não aceita, mas é real. O sistema ranqueado não é um torneio, é um lugar que você joga para evoluir e seu progresso é recompensado através de elos. Como no exército, ou trabalho. Você vai para aquele ambiente todo dia, faz as coisas todo dia, erra, acerta, mas você se dedica, naquele ambiente mesmo você é recompensado.

A visão correta

"Mas existe o normal game", lá também vão jogar como se fosse um torneio, as pessoas mais tóxicas que conheci eram jogadores do normal game. Em ambos os mobas!

O jogo é focar no seu e fazer o melhor, perdendo ou ganhando você é o top farme do seu time, o que deu mais dano em torres, o que mais coloca ward, participa de lutas, enfim o que no dia a dia faz seu trabalho direito. 

Nem todo dia no trabalho seu setor vai vender mais, vai produzir melhor, mas todo dia você dá seu melhor, e o papel do gestor da empresa e ter esses dados de qualidade para promover aquele profissional que tem qualificação para produzir sempre mais. Como um gráfico, a longo prazo, você é uma crescente, o seu chefe tem que ficar esperto e segurar esse profissional, porque ele é um investimento válido. 

Muitas empresas não vão qualificar isso, elas geralmente buscam resultados imediatos, e como todo resultado imediato ele nunca é eficaz, porque todo investimento precisa amadurecer. Esse é o problema das empresas. 

Em League of Legends o sistema ranqueado busca observar aquela progressão e promove-la dentro do sistema. 

Você vai e joga todo dia, indiferente do resultado, e tenta fazer seu melhor, descobre novas coisas, tenta novos métodos. 

Você tem uma nota individual que não é mostrada, faz parte do gerenciamento, quando você executa seu melhor o sistema de forma que você não perceba, coloca você em alguns jogos fáceis, te dá alguns pdls a mais. Quando você percebe está fazendo a MD5 para a próxima etapa. Como você chegou ali, merito seu? somente seu.

Eu explico o sistema individual no meu post anterior, Como funciona o sistema Ranqueado.

Você não deve se importar com os outros, você nunca mais vai ver aqueles jogadores na sua vida, e se ver nem vai lembrar que jogou com eles em 15/05/2015 às 13 horas. Você lembra o nome do jogador que trolou sua partida mês passado?

Use esses momentos "ruins" como oportunidades, como posso melhor executar o jogo com essa desvantagem, o que posso fazer. Após o jogo acabar, pense, o que eu podia ter feito melhor. Não posso mudar o resultado da partida, mas posso mudar minha forma de jogar a próxima.

Leve a experiência para  um próximo jogo. Aquilo que aconteceu pode se repetir e você saber o que fazer, porque pode prever o resultado. 

As pessoas têm uma forma de ver o mundo, de ver o jogo, e geralmente elas podem jogar sempre da mesma forma, porque a maioria joga no automático, então alguns gatilhos podem promover ela a jogar melhor, pois seu inconciente julga que está ganhando. Observe e tente descobrir esses gatilhos emocionais.

A visão mais justa, não correta, porque não acredito em verdades absolutas, quero estar errado em tudo que falo, para aprender coisas novas. Mas adotar essa visão de que não é um torneio, mas um espaço de aprendizado do próprio jogo facilita e ameniza os ânimos, ajuda a trabalhar o emocional de pessoas exigentes consigo mesmo (como eu) 

O elo é um prêmio, como uma competição, porque a RIOT quer que as pessoas se dediquem. Eu preciso chegar em algum lugar, a empresa erradamente força esse pensamento, mas não pode ser assim. Tem que se jogar por jogar, porque isso que é o significado de diversão, se divertir. Trabalhar é fazer algo com um fim. A RIOT deveria tirar os prêmios de final de temporada, porque na real não importa, a skin que ganha no final do ano raramente é usada no outro ano. Não importa ser vitorioso, importa é jogar ( e comprar skin).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ocultismo e Yugioh pt 1

O "submundo" sempre me atraiu. Sempre gostei de coisas magicas, ritualistas, símbolos, poder, tenho sede de saber, conhecer, descobrir. e Yugioh e uma ideia genial onde coloca todas e com o pouco que aprendi, sei "decifrar" alguns. Magia do Caos Magia do Caos ou Caoismo (dentre tantos outros nomes adotados pelos praticantes) é uma forma de ritual e magia relativamente nova, utilizando-se de quebras de paradigmas e alterações do estado de consciência (hora de formas excitativas, hora de formas inibitórias), como técnicas gnósticas, meditativas, sufis, orgásticas, ou com uso de substâncias psico-ativas. Os praticantes afirmam que podem modificar a realidade através desta forma de magia. [fonte Wikipedia]  E com certeza você conhece essas cartas    As cartas "Arcana Force" são nada mais que os arcanos maior do Tarot. O Louco (arcano 22)   O Mago (arcano 1) A imperatriz (arcano 3)        O Imperador (arc

Yugioh e Ocultismo pt 09 : O monstro Que Renasce

Bom como sempre, quando passa para o ocidental, perde um pouco do sentido, por causa do regime Cristão que denomina todas as outras religiões do demoníaca. A carta do monstro que Renasce no japão tem um simbolo totalmente relacionado a sua função. O simbolo é um Ankh  Simbolo Egípcio para Vida. Mas passando para o Ocidente ficou assim : se perceberem ficou oculto o desenho do ankh mas o simbolo e fácil de se identificar, a partir do ponto que se conhece o simbolo Egípcio. O Ocultismo e isso e mostrar as coisas para quem pode ver.

Cartas que você não quer ver no campo inimigo,

Lista das cartas que eu não quero ver no campo inimigo. 10 Sword of Revealing light Espadas da luz Reveladora. Inimiga numero um de deck com monstro flip. enche o saco ficar 3 turnos congelado, agora ela pode ir 3 no deck, então piorou o negocio. Quando esta carta é ativada, altere todos os monstros do seu oponente que estão virados para baixo na Posição de Defesa para virados para cima. Enquanto esta carta estiver virada para cima, monstros que o seu oponente controla não podem declarar um ataque. Esta carta permanece virada para cima no campo até o fim do 3º turno do seu oponente após a ativação. 09 Gravity Bind  Gravidade Cega. como inrrita essa carta, você nunca ta com carta pra destruir ela, ou pior  sempre ta com o messenger of peace . Monstros de Nível 4 ou maior não podem atacar. Mensageiro da Paz Monstros com 1500 ou mais de ATK não podem declarar um ataque. Durante cada uma das suas Standby Phases, destrua esta car